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Arquitetura Corporativa não deve ser Decorativa

Por definição, Arquitetura Corporativa é um conjunto de plantas, digo, de modelos que descrevem uma organização.

Mas, é importante ter em mente que, Arquitetura Corporativa não pode ser como um quadro que se prende na parede e passa a ser visto apenas como um lindo objeto de decoração. O problema é que, se não tomarmos cuidado, é exatamente isso que acabará acontecendo.

O que vemos acontecer na realidade são empresas contratando consultorias para criar sua Arquitetura Corporativa. A consultoria, então, realiza o seu trabalho e entrega o Documento de Definição da Arquitetura[1] (DDA), conforme sugerido pelo TOGAF.

A empresa recebe o DDA e.... e!?!?! e???? o “dependura na parede”!!!! No dia seguinte esse DDA já está desatualizado e, infelizmente, o investimento para a sua criação acabará sendo perdido.



Como evitar que Arquitetura Corporativa se torne um adereço de decoração?


A resposta pode parecer óbvia, mas a realidade nos mostra que nem sempre o que é óbvio é que é feito. A chave para o sucesso da Arquitetura Corporativa é que ela seja utilizada!

No próximo artigo vamos explorar mais esse tema! Até lá!






[1] Um dos principais entregáveis de arquitetura sugerido pelo framework de Arquitetura Corporativa TOGAF (https://www.opengroup.org/togaf/).
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