Pular para o conteúdo principal

Decisões como dados dinâmicos - Um caso prático (parte 8)

Postagem anterior desta série

Nesta postagem vamos avançar na modelagem da decisão sobre a conformidade da documentação de requerente de passaporte brasileiro. Diferentemente das postagens anteriores, não apresentarei o processo passo-a-passo, pois acredito que isto já foi suficientemente mostrado. Abaixo, apresento as regras que descrevem os requisitos de documentação modeladas até este momento:

  • Formulário Eletrônico de solicitação
  • Documento de Identidade, obrigatoriamente para maiores de 12 anos. Podem ser aceitos como documento de identidade: cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública; carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional; carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar; passaporte brasileiro anterior; carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual); carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; carteira de trabalho e Previdência Social - CTPS.
  • para crianças menores de 3 anos de idade, deverá ser apresentada 1(uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.
  • a pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, Certidão de Casamento (original) atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome alterado.
  • a pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, Certidão de Nascimento (original) atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
  • a criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento (original e atualizada) em substituição ao documento de identidade.
  • o documento de identidade apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
  • para fins de conferência, a fotografia, o nome completo, a filiação, a data e local de nascimento e a assinatura do requerente deverão constar em um ou mais documentos de identidade, salvo o menor de 12 anos que pode apresentar certidão de nascimento, que não contém nem foto nem assinatura.

Assim sendo, abaixo é mostrado o DRD-Diagrama de Requisitos de Decisão, o glossário com todos os dados de entrada identificados, e as tabelas de decisão que detalham a lógica até este ponto. Notem que diversos dados de entrada e decisões de apoio foram criados, e vários tiveram seus nomes ou domínio de valores alterados para refletir o avanço na compreensão do problema, fato comum no processo de modelagem de decisões.

DRD-Diagrama de Requisitos de Decisão
Clique na imagem para ampliar

Glossário de Dados

Tabela de Decisão Validade do Documento de Identificação
Clique na imagem para ampliar

Tabela de Decisão Conformidade do Documento de Identificação
Clique na imagem para ampliar

Tabela de Decisão Validade da Fotografia do Requerente
Clique na imagem para ampliar

Tabela de Decisão Validade do Nome do Requerente
Clique na imagem para ampliar

Tabela de Decisão Conformidade da Documentação para Solicitação de Passaporte Brasileiro
Clique na imagem para ampliar

Mais uma vez, detectamos regras que apresentam falhas de definição, como qual é o significado de "fotografia recente", o que não está claramente definido na regra correspondente, ficando esta decisão dependente do discernimento e opinião do conferente (complicado pela proibição de que a fotografia seja datada).

Na próxima postagem apresentaremos a modelagem completa da decisão de conformidade da documentação para solicitação de passaporte brasileiro, caminhando para o final desta série de postagens.

Até lá...







Voltar

Comentários