(Imagem: mmosgame.com)
Quando vamos elaborar um projeto para melhoria do processo
de negócio, todos os processos de intervenção e documentação devem obedecer a
uma metodologia já estruturada e permanentemente atualizada de Gestão por
Processos. Neste documento devem estar descritos os dados que devem ser
colhidos do processo-alvo.
Em um dos meus primeiros artigos na Comunidade Áreas de
Integração que pode ser lido aqui ,
descrevi as dimensões do processo de negócio, quais sejam: Entradas, Recursos
Habilitadores, Direcionadores de Negócio, Transformação e Saídas, conforme diagrama
abaixo.
É precisamente nessas dimensões que devemos colher os dados,
na profundidade que for necessária para que a documentação se torne um
instrumento de análise e melhoria dos processos de negócio, sendo desejável uma
codificação para a estruturação do banco de dados.
Abaixo os dados que considero básicos a serem colhidos e
documentados, sem que sejam considerados exaustivos.
Processo: nome, processo pai (processo imediatamente
superior ou macroprocesso), finalidade (missão do processo).
Entradas: Fornecedores, insumos (materiais e dados).
Direcionadores de Negócio: normas, regras gerais, valores,
políticas , indicadores, metas etc.
Recursos habilitadores: pessoas, sistemas, softwares,
hardwares, recursos patrimoniais.
Saídas: produto/serviço/informação final, resíduos.
Fluxo de Atividades: cada uma das atividades do processo de
negócio, regras de negócio, artefatos, tempos, conexões com outros processos etc.
Tais dados devem estar estruturados, preferencialmente, em
um gerenciador de banco de dados, onde todos os processos da Arquitetura de
Processos da organização devem estar cadastrados e atualizados.
Até a próxima!
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