Pular para o conteúdo principal

XBRL na internacionalização de ações corporativas

Na última conferência internacional sobre XBRL (Extensible Business Reporting Language - um padrão para troca de informações contábeis e financeiras), ocorrida em junho de 2014 em Orlando, Estados Unidos, diversas atividades exploraram formas de utilizar o XBRL para melhorar as demonstrações a respeito das ações realizadas pelas corporações.

De acordo com Michael Silverence, que é gerente global de produtos de inovação e tecnologia na empresa BNY Mellon, o valor do XBRL no processo de ações corporativas é que ele habilita as empresas a colocarem de forma mais eficiente as suas informações nas mãos das pessoas que precisam, através da eliminação do processo de divulgação manual, onde erros ocorrem.

Conforme relato de outra entidade participante da conferência, a Colisão para Transparência de Dados, eles foram capazes, dentro de um projeto piloto, de divulgar de maneira satisfatória um documento de instância XBRL. Isto difere do processo anterior, onde era preciso divulgar um arquivo PDF por e-mail, o qual teria seus dados redigitados em outros sistemas, com diversas oportunidades para atrasos e erros que este tipo de procedimento acarreta. Além disso, este novo processo permitiu economizar mais de 1200 homens-hora de esforço por ano.

De acordo com Compbell Pryde, diretor chefe da organização XBRL US, o próximo passo é um desejo de tornar este processo um esforço internacional, de maneira que aqueles interessados em participar de um grupo de trabalho sobre ações corporativas globais, poderão se comunicar para troca de experiências, via intermediação da organização XBRL International.
Voltar

Comentários