Pular para o conteúdo principal

Portal de Dados Abertos Geográficos da Cidade do Rio de Janeiro

O Instituto Pereira Passos é o órgão da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro responsável pela Cartografia e Geoprocessamento Municipal.
Há 13 anos começou a disponibilizar mapas interativos em ambiente web com acesso à diversas informações sobre a Cidade. Com o avanço da tecnologia, passou a disponibilizar mapas que permitem o "download" de arquivos em formato shp (Esri Shape File), dxf e outros.
Agora, em sintonia com o princípio de Dados Abertos, foi lançado o Portal de Dados Abertos Geográficos da Cidade do Rio de Janeiro.


Órgãos governamentais produzem e armazenam dados geográficos como parte de sua missão, através das operações cotidianas. Ao tornar esses dados disponíveis ao público, surge uma oportunidade única para alavancar a capacidade local em compreender, analisar e agir sobre os problemas que afetam a sociedade.
Existem princípios e padrões comuns que têm sido desenvolvidos pela comunidade para esclarecer aspectos importantes sobre os dados abertos. Acessível, completo, livre de licenciamento e atualizado são alguns deles.
Um recente levantamento da empresa americana Esri com governos municipais de vários continentes aponta que 70% de seus dados abertos vieram diretamente do departamento de GIS e Geoprocessamento das prefeituras e secretarias. Logo, disponibilizar este tipo de informação é um grande avanço para a transparência pública e acesso à informação.
Clique na figura e conheça o portal!


Voltar

Comentários