Pular para o conteúdo principal

Ciência de Dados e o futuro de todos nós


Minha mãe conta que quando era criança, na escola, constantemente pedia ajuda dos colegas para entender o que estava escrito no quadro. Isso se seguiu por anos até que um dia alguém questionou-a se não seria o caso de ela usar óculos, e se algum dia já havia feito exame de vistas.

Ela mesma, minha mãe, com aproximadamente 50 anos, fez uma cirurgia de coluna, para corrigir lesões antigas que com a idade se agravavam. Após o período de recuperação ela percebeu que algo simplesmente não estava mais ali: Uma dor constante e sutil com a qual convivera por décadas.

Hoje já estou casado há quase 4 anos e percebo que minha esposa amorosamente aponta algumas deficiências minhas que eu nunca havia percebido. Ela é capaz de perceber relações com hábitos dos meus pais, com experiências do passado, e chegar a um diagnóstico que eu nunca chegaria sozinho.

Isso tudo me faz perceber que há aspectos fisiológicos e psicológicos com os quais podemos conviver por anos, ou pela vida inteira, sem perceber. Alguém, em algum momento, vai nos conhecer melhor do que nós mesmos nestes aspectos.

Mudando completamente de assunto, mas não exatamente, tenho estado intensamente envolvido com uma área que tem tido estrondosa e acelerada ascensão, Ciência de Dados, uma área com base na "boa e velha" estatística, que consegue extrair o máximo proveito do poder computacional e de armazenamento dos computadores atuais, minerando e aprendendo em cima de dados que estão cada vez mais acessíveis e disponíveis (o famoso Big Data).

Hoje em dia, um cientista de dados pouco experiente, como eu, tem à sua disposição ferramentas simples e intuitivas para minerar e cruzar dados de todas as redes sociais mais utilizadas no mundo (sim, aquela que você usa também). É simples, os dados estão lá! E o dito cientista de dados não precisa nem ser um cientista da computação, ou um desenvolvedor de software, pode ser um sociólogo, um jornalista, um economista, enfim, qualquer um com mínima ousadia em linguagens de programação e um tanto de curiosidade sobre um determinado assunto.

Mais do que isso, a área de Ciência de Dados ainda engloba a área de Aprendizado de Máquina (ou Machine Learning) onde mecanismos já antigos de mineração de dados são agora utilizados em parceria com a computação de alto desempenho (High Performance Computing) para um aprendizado estatístico em cima dos dados e a construção de modelos preditivos que simplesmente indicam que resposta uma determinada pergunta deve ter. Quem vai ganhar a eleição? Determinado paciente possui câncer ou não? O que há de diferente e incomum em uma fotografia de uma determinada galáxia a partir da super lente de um satélite ou em uma imagem de uma grande multidão fazendo um protesto em frente à sede do governo de um determinado país?

                                                                 
















Isso tudo já está aí, disponível para usuário comuns, e mais disponível ainda para grandes agências de tecnologia e/ou governamentais. Já existe software para identificar exatamente o que há em uma fotografia, ou para o antigo "onde está o wally?".

De uma forma muito simples tais tecnologias podem ser portadas para processamento de vídeos, de câmeras de vigilância, para indicarem informações em tempo real, como, por exemplo, a presença de um potencial terrorista com uma bagagem suspeita em um aeroporto ou em algum outro lugar com grande fluxo de pessoas.




Um exemplo bastante atual é o vazamento de informações ultra-secretas por parte do ex-analista Edward Snowden sobre um amplo programa de vigilância promovido pela US National Security Agency (NSA), o que levantou um grande debate (e muitos conflitos diplomáticos) em torno do uso de tais tecnologias por parte tanto de governos quanto de grandes empresas de tecnologia.

Agora, o que isso tudo tem a ver com as histórias que contei no início? Bom, ao que tudo indica, todas as comunicações humanas já podem estar sendo registradas em supercomputadores em algum lugar (ou em alguns lugares) por aí. Através de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing) é possível interpretar áudio para texto e extrair a semântica do texto, tudo automaticamente. Meu iPhone, mesmo desligado, pode estar transmitindo uma conversa que estou tendo com amigos em minha sala de estar. Tudo, absolutamente tudo, pode estar sendo registrado.

Imagine então um super-computador com um programa altamente sofisticado, que entende tanto de aspectos psicológicos quanto fisiológicos. Tal equipamento poderia ser capaz de identificar em uma inteira população quantos possuem algum problema de visão, ou algum problema de coluna, ou cardiovascular, e por aí em diante. O computador (e a agência que o detém) poderia saber disso antes de a própria pessoa o saber, poderia me conhecer melhor do que eu mesmo.                    
                             
                     

E não para por aí! Atualmente, 39% da população mundial tem acesso à internet. No entanto, grandes corporações como Google, Facebook e Tesla já estão com projetos bastante adiantados de levar a internet ao planeta inteiro. Quando isso acontecer, provavelmente todos os dispositivos eletrônicos que usamos estarão conectados à rede. É a "Internet das Coisas" (Internet of Things), onde ganham espaço também as tecnologias de Wearable Computing, ou seja, computação que você veste. Grandes nomes como o físico Stephen Hawkins, questionam o perigo de tais avanços.

Evidentemente que tudo isso gera muitos ganhos em termos de segurança, de previsão de atentados terroristas, previsão de catástrofes naturais, previsão até de bolsa de valores. Já vem a muito tempo sendo usado também para direcionamento de marketing, oferecendo aos clientes exatamente aquilo que eles vão querer comprar, com isso o lucro destas grandes instituições aumenta aceleradamente, as pessoas ficam mais felizes com o que compram e todos ficam mais felizes com os riscos dos quais o governo alega as proteger.

É um tópico um tanto quanto interessante. Eu, particularmente, tenho um interesse gigante pelas tecnologias envolvidas em tudo isso. Sempre gostei de matemática, sempre gostei de computação e, recentemente, aprendi a gostar muito de estatística.

Porém, o debate sobre o que nos espera no futuro segue em aberto e vou, por enquanto, guardar um pouco as minhas opiniões pessoais sobre isso.

                   

Voltar

Comentários