O Modelo de Evolução dos Empregados é mais um caso de sucesso na System Dynamics Case Repository!
O Repositório é mantido pela System Dynamics Society, uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada à promoção do desenvolvimento e da utilização de Dinâmica de Sistemas e do Pensamento Sistêmico em todo o mundo.
Com membros em setenta países, a Sociedade proporciona um fórum no qual pesquisadores, educadores, consultores e profissionais dos setores empresarial e público interagem para introduzir os recém-chegados ao campo, manter a par dos desenvolvimentos atuais e construir sobre o trabalho do outro.
O Repositório é mantido pela System Dynamics Society, uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada à promoção do desenvolvimento e da utilização de Dinâmica de Sistemas e do Pensamento Sistêmico em todo o mundo.
Com membros em setenta países, a Sociedade proporciona um fórum no qual pesquisadores, educadores, consultores e profissionais dos setores empresarial e público interagem para introduzir os recém-chegados ao campo, manter a par dos desenvolvimentos atuais e construir sobre o trabalho do outro.
A Gestão de Recursos Humanos tem emergido como um capital fundamental e crítico nas organizações. Afinal de contas, plano de recursos humanos e políticas de design lidam com máquinas e inovações. Recursos Humanos contratam recursos humanos.
Neste contexto, os sistemas de informação podem facilitar a compreensão dos problemas, especialmente quando há um cenário complexo que envolve a tomada de decisão. Assim, o investimento em Sistemas de Informação de RH se torna cada vez mais valorizados pelos gestores.
O Modelo (fig 01) é mapeado em três fases no tempo, incluindo promoções e faltas ao trabalho, desde a contratação até a aposentadoria. Durante este ciclo, existe a possibilidade de o empregado ficar retido em uma fase, levando-o a demorar mais para passar para a próxima fase.
Figura 1 – Modelo da evolução dos empregados por agente
Ele foi gerado a partir do Modelo de Responsabilidade Organizacional e aplicado em uma empresa pública de TIC, na prestação de serviço de desenvolvimento software, em Minas Gerais.
Ele foi estendido para a avaliação de atrasos de atendimento em Pacientes com infarto do miocárdio e publicado na PLoS ONE.
A fim de ajustar o sistema o modelo permite simular diversas situações e observar o resultado. A linha vermelha representa o número de pacientes retidos em cada fase do modelo e a linha azul representa os mesmos valores após simulação das melhorias propostas (fig 02).
Figura 2 – Painel de controle com os pacientes retidos por fase
Foram executadas 20.000 simulações do modelo alterando-se os parâmetros a cada simulação. A Figura 3 mostra as melhorias propostas com a redução no tempo de retenção dos pacientes.
O objetivo dessa análise de sensibilidade é entender os limites de comportamento do modelo e testar a robustez das políticas.
Figura 3 – A análise de sensibilidade para 20.000 simulações
A redução é expressa como a probabilidade de ocorrência, a gama de cor amarela indica que 50% dos resultados obtidos estão neste intervalo, 75% dos resultados são mostrados na gama amarela e verde, de 95% estão na gama de amarela, verde e azul e 100% dentro da gama dos resultados de todas as cores.
Há uma forma alternativa e interessante de ver todo o material sobre a evolução dos Empregados em uma única plataforma: https://kumu.io/guto/mro
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