Pular para o conteúdo principal

Projeto piloto para utilização do Padrão XBRL

Na arquitetura ePing as iniciativas são organizadas em Grupos de Trabalho (GTs), e o Grupo de Trabalho de número 5 (GT5), do qual partiu a iniciativa deste blog, trata das Áreas de Integração para Governo Eletrônico. Dentre os subgrupos de trabalho (SGTs), temos o SGT XBRL, que trata especificamente do padrão XBRL para intercâmbio de informações financeiras e contábeis.

Dentre as metas do SGT XBRL para 2014, temos a realização de um projeto piloto, visando facilitar a compreensão do uso deste padrão nos diversos sistemas que podem se beneficiar desta tecnologia.

Uma ideia para este projeto piloto é já pensar em algo referente ao portal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, que foi lançado recentemente, e prevê a utilização do XBRL em versões futuras. Por enquanto, as informações ainda precisam ser informadas via planilhas eletrônicas. Desta forma, uma possibilidade para o projeto piloto seria criar um sistema computacional para exemplificar como seria a geração de arquivos XBRL para substituir as planilhas, os quais seriam importados automaticamente pelo portal SICONFI, e também poderiam ser gerados automaticamente por sistemas informatizados dos órgãos envolvidos, sem a necessidade de preenchimento manual de planilhas, agilizando bastante a entrega das informações.

Está lançada a ideia inicial para o projeto piloto, estamos abertos à sugestões e novas discussões a respeito de como que este projeto poderia trazer benefícios aos envolvidos no uso deste padrão nas iniciativas de governo eletrônico.
Voltar

Comentários