Pular para o conteúdo principal

Information Technology Balanced Scorecard

A organização como um todo seja pública ou privada necessita ter conhecimento dos objetivos que quer alcançar e da estratégia estabelecida para alcançar estes objetivos. Otimizar essa comunicação entre os tomadores de decisão e os gerentes de tecnologia que operacionalizam as atividades da organização é um caminho salutar e desejável para manter o alinhamento entre as áreas de negócio e as áreas de tecnologia da informação. Um dos instrumentos que possibilitam essa otimização é o  Information Technology Balanced Scorecard (IT BSC), que é derivado e adaptado do BSC tradicional.

O IT BSC é um instrumento  que possibilita promover a sinergia entre as áreas da organização. Propicia ao board da organização uma visão ampla do impacto da Tecnologia da Informação nos seus objetivos estratégicos alinhado as ações operacionais da organização.

Com o IT BSC propõe uma visão em quatro perspectivas, estas perspectivas buscam responder alguns aspectos relevantes quanto ao desempenho da TI em relação aos objetivos da organização:

  1. Contribuições para o negócio: Como garantir que a TI entrega valor para o negócio?
  2. Orientação ao cliente (usuário):  Como a contribuição da TI é percebida pela as áreas de negócio?
  3. Excelência operacional e orientação ao futuro: Como elevar e o nível de eficiência e efetividade dos processos de TI?
  4. Orientação ao Futuro: Como garantir a melhoria futura?

A modelagem do IT BSC em tese ocorre em 4 fases: Definição da arquitetura do programa de medição, inter-relacionamento de objetivos estratégicos, elaboração dos indicadores e elaboração do plano de implantação.

Mas nem tudo são flores, existem premissas e desafios a serem superados no estabelecimento do IT BSC, principalmente na administração pública, tais como: a existência de um planejamento estratégico, o comprometimento e empenho do board da organização na iniciativa, entre outras.

De certo, existe muito o que falar sobre IT BSC, suas interfaces e desdobramentos, mas fica a dica quanto a importância deste instrumento para o alinhamento dos objetivos da TI ao negócio e na conquista/manutenção do comprometimento da gestão e equipes da organização.

Referências: 


Voltar

Comentários