Pular para o conteúdo principal

Expandindo o XBRL para outras informações corporativas

Na 26ª Conferência Internacional de XBRL, ocorrida na Irlanda em 2013, foi apresentada uma iniciativa que permite o uso do XBRL em outras situações, além de seu uso tradicional para relatórios financeiros e contábeis.

Trata-se de um framework para troca e compartilhamento de informações sobre Governança, Risco, e Conformidade (compliance), chamado GRC-XML, mantido pela Open Compliance and Ethics Group (OCEG), e que é baseado no padrão XBRL.

GRC (Governança, Risco, e Conformidade) é um termo que está sendo utilizado para se referir à abordagem que uma organização utiliza para atuar em cada uma destas áreas. Por exemplo: atividades de governança corporativa, gestão de riscos empresariais, controle interno, e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

O GRC-XML pode ser utilizado dentro de uma organização para auxiliar na avaliação dos riscos e controles internos. Como se trata de um padrão, fica facilitada a automação, o que traz a grande vantagem da monitoração e auditoria contínua.

O GRC-XML também pode ser útil para auditores externos à organização, que terão acesso aos dados de uma forma padronizada, agilizando as atividades de auditoria.

Esta tecnologia também facilita a emissão de relatórios para entidades externas à organização, principalmente aquelas interessadas em acompanhar os riscos da organização, bem como sua adequação às leis e regulamentações aplicáveis ao setor de atuação.

Para maiores detalhes sobre o uso do XBRL com GRC, veja a apresentação feita na conferência.
Voltar

Comentários