Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva do SGT XBRL

Aproveitando este novo espaço de divulgação das atividades do Grupo de Trabalho 5 - Áreas de Integração para Governo Eletrônico, da Arquitetura  ePING de Interoperabilidade, nesta postagem vamos fazer uma retrospectiva dos trabalhos realizados no SubGrupo de Trabalho XBRL (eXtensible Business Report Language - Linguagem Extensível para Relatórios Empresariais) ao longo dos últimos meses. Lembrando que a tecnologia XBRL tem o objetivo da padronizar e facilitar a troca de informações contábeis e financeiras entre organizações.

I Fórum XBRL

No dia 25 de março de 2013 ocorreu o I Fórum XBRL - Os Padrões ePING na Integração e Interoperabilidade da Contabilidade Brasileira, realizado na sede do SERPRO, em Brasília.


Estão disponíveis diversos materiais sobre o fórum para que aqueles que não participaram possam consultar, ou para que aqueles que participaram possam rever:
Reuniões no Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Ao longo do ano de 2013 a coordenação do SGT participou de algumas reuniões do Subcomitê Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, o qual também está discutindo a adoção da tecnologia XBRL na iniciativa privada. Foram boas oportunidades para troca de experiências e compartilhamento de informações.  Na área do SGT XBRL disponível no site do SISP você encontra os detalhes da reunião de abril, junho e setembro.

Reunião com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN)      

No dia 27 de Setembro de 2013 foi realizada uma reunião da coordenação do SGT XBRL com a Secretaria do Tesouro Nacional para tratar da utilização da taxonomia sendo desenvolvida pela STN. Ficou acordado que a e-PING poderá divulgar a taxonomia da STN como sendo a primeira disponível no Governo Federal, pois será fruto de um trabalho bastante completo que está sendo desenvolvido por aquela secretaria, e que com certeza terá também utilidade em outros órgãos do governo.

Seminário ePING Áreas de Integração para o Governo Eletrônico

Conforme já divulgado aqui no blog, ocorreu nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2014 o Seminário ePING - Áreas de Integração para o Governo Eletrônico, que contou com diversas apresentações sobre os padrões de integração de informações, e seus usos no Governo Federal. O padrão XBRL foi um dos temas da mesa: “A Integração dos Temas Transversais a partir dos Padrões GT5”.
Próximos passos

Atualmente a principal atividade do SGT XBRL é o acompanhamento da criação da taxonomia XBRL pela Secretaria do Tesouro Nacional, que será a primeira disponível no governo federal.

Em breve iniciaremos as discussões para a criação de um projeto piloto para facilitar a divulgação da tecnologia XBRL, através de uma aplicação prática da mesma.
Voltar

Comentários