Pular para o conteúdo principal

Aquecendo os motores do XBRL no Governo Federal

Neste mês de abril a Subsecretaria de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional lançou o portal que disponibiliza o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi (clique aqui para acessar). Este sistema tem como objetivo oferecer à sociedade uma forma eficaz de publicação e análise de informações contábeis, orçamentárias, financeiras, fiscais, econômicas e de controle referentes aos órgãos da união.

O Siconfi será o primeiro sistema do governo federal que fará uso do XBRL para processar informações financeiras padronizadas provenientes de diversos órgãos da federação. Atualmente o envio dos dados é feito por planilhas, mas nas próximas versões do sistema será possível o envio dos dados com o padrão XBRL.

Agilidade nas consultas

Como os dados estarão padronizados, os cidadãos, órgãos de controle, meios de comunicação social, universidades, representações da sociedade civil, órgãos internacionais, investidores internos e externos, etc., poderão realizar consultas a todas estas informações, que são públicas, mas de difícil acesso até então.

Imagine um órgão de controle que precise analisar os documentos contábeis dos municípios, antes do Siconfi, esta informação estava completamente fora de padronização, sendo que alguns municípios enviavam em documentos textuais, outros em planilhas eletrônicas, outros em formato PDF, e assim por diante. Ou seja, o trabalho manual para realizar a análise era muito grande, resultando em altos custos. Com o XBRL, o órgão de controle poderá desenvolver um sistema informatizado de análise, que poderá obter todos os dados necessários de forma automática, sem intervenção manual, reduzindo assim o custo da obtenção e análise dos dados.

Importância da padronização dos dados

No Portal do Siconfi há uma página de Perguntas Frequentes, onde encontramos um exemplo muito claro da importância da padronização dos dados. Na seção "Padronização de Procedimentos" encontramos a seguinte pergunta, e a correspondente resposta:
É possível apontar um problema concreto que pode ocorrer por falta de padronização?
Um problema grave que se pode apontar é, por exemplo, o caso de um balanço de uma determinada entidade, referente a um exercício financeiro em estudo, que pode evidenciar lucros na ótica de um contabilista local e, quando avaliado conforme as normas vigentes em outra região ou país, pode acusar prejuízo. Uma divergência desse teor é perfeitamente possível de acontecer, embora ilógica e incompreensível para um leigo, causando sérias dificuldades para o analista contábil.
Como ficou claro na resposta, a padronização dos dados contábeis pode evitar muitos problemas, e esta padronização é facilitada pela adoção da tecnologia XBRL.

Mais informações

No próprio portal do Siconfi é possível obter maiores detalhes sobre a inciativa. Em especial, vá até a página de Perguntas Frequentes e veja as seções "Processo de Convergência", "Publicação no Siconfi", e "Taxonomia".



Voltar

Comentários