Pular para o conteúdo principal

Sobre o Seminário e-PING (04)

"Integrar o estado brasileiro passa pelo uso intensivo de padrões de interoperabilidade pela União, Estados e Municípios", poderia ser a chamada para a apresentação da iniciativa conduzida pela Empresa Municipal de Informática da Cidade do Rio de Janeiro - IPLAN RIO - vinculada à Secretaria Municipal da Casa Civil.

Márcia Lima, Diretora de Tecnologia da IplanRio, compartilhou com os participantes do seminário informações sobre a iniciativa e-PINGRIO, que já apresenta resultados em termos de interoperabilidade e de governança corporativa, envolvendo órgãos e entidades no município do Rio de Janeiro.

A experiência apresentada ratifica que a implantação de uma Arquitetura de Padrões Tecnológicos com foco na interoperabilidade, alinhada ao e-PING do governo federal , se mostra viável e imprescindível, não somente para melhor gerir e otimizar o cenário atual de TIC do município do Rio de Janeiro, onde coexiste uma grande diversidade de tecnológias, como também permite absorver de forma planejada as pressões geradas pela evolução tecnológica mitigando os prejuízos gerados pela obsolescência.

Segundo Marcia Lima, o projeto estratégico de implantação da e-PINGRIO além trazer um ganho de gestão, promove uma mudança cultural na organização, que viabiliza uma ampla discussão e colaboração do seu corpo funcional desde o inicio do processo de construção do padrão.

O catálogo da e-PINGRIO pode ser consultado na web no endereço http://www.rio.rj.gov.br/web/iplanrio e, para ver a apresentação do IPLAN basta clicar aqui.


Voltar

Comentários