Pular para o conteúdo principal

Reformando sua Casa: Pontos de Vista e Visões

Em posts anteriores [1] e [2] eu comentei sobre as semelhanças existentes entre a construção de uma casa e a Arquitetura Corporativa.

Agora, imagine que você deseje realizar uma reforma em sua residência e contrate um eletricista e bombeiro hidráulico. Você precisará passar para esses profissionais informações sobre o trabalho a ser realizado. Ambos trabalharão na mesma casa, mas, para realizar seus serviços, eles precisarão de informações diferentes. Enquanto o eletricista estará interessado em questões como pontos de luz, interruptores e fios, o bombeiro hidráulico precisará saber como funciona o encanamento de água e esgoto da residência.

Esses profissionais precisam de diferentes pontos de vista do imóvel, que serão representados por diferentes visões. Ou seja, a planta elétrica da casa será útil para o eletricista, enquanto, para o bombeiro hidráulico, as informações necessárias estarão presentes na planta hidráulica.

Algo similar acontece nas empresas. Nem todos os funcionários de uma empresa estão interessados nas mesmas informações. O ponto de vista de um diretor é completamente diferente daquele de um técnico. Por isso, é importante que a Arquitetura Corporativa tenha a habilidade de expor as informações dependendo do interesse dos envolvidos.

É a isso que tanto o TOGAF quanto o ArchiMate chamam de Ponto de Vista.

PONTO DE VISTA define abstrações do conjunto de modelos que representam a Arquitetura Corporativa.
Cada ponto de vista é dirigido a um tipo particular de parte interessada, com objetivo de abordar um determinado conjunto de preocupações.
Os pontos de vista podem ser utilizados para visualizar certos aspectos isoladamente e relacionar dois ou mais aspectos.

Por outro lado, as plantas geradas a partir desses pontos de vista são as visões.

VISÃO é uma parte da descrição da Arquitetura Corporativa.
A visão é adaptada para uma parte interessada, abordando um determinado conjunto de preocupações.
Uma visão é especificada por meio de um ponto de vista, que prescreve os conceitos, modelos, técnicas de análise e visualizações que são fornecidos pela visão.


Acredito que, nesse momento, você esteja interessado em exemplos! Mas, isso é assunto para um próximo post. Até lá!
Voltar

Comentários