Pular para o conteúdo principal

Modelo de Maturidade em Decisões de Negócio


A sua Empresa tem Controle sobre suas Decisões de Negócio?

Por volta de meados dos anos 1990, diversas iniciativas surgiram nos Estados Unidos[i] [ii] em torno da discussão sobre o conceito de regras de negócio, e sua importância para o gerenciamento, crescimento e saúde das organizações. Ao longo dos anos 2000[iii] [iv] esta discussão se intensificou, ganhou estatura[v] [vi], e está, hoje, no topo das preocupações da comunidade de gerenciamento de negócios[vii].

As experiências iniciais com o gerenciamento e modelagem de decisões confirmam que as decisões de negócio são ativos que estão ganhando cada vez mais atenção por parte da direção das empresas. Através do gerenciamento das decisões, fica mais fácil envolver os executivos mais cedo em projetos de importância para a empresa, como melhoria de processos e esforços para transformação dos negócios. Isso acontece porque as pessoas do negócio reconhecem facilmente que o valor não está nas regras ou declarações de negócio individuais, mas na decisão de negócio completa.

Dessa forma, Modelos de Decisão inteiros (mesmo que sem detalhamento) emergem como o ativo que conduz aos objetivos do negócio. Ao mesmo tempo, as conexões naturais dos modelos de decisões com o Modelo de Motivação de Negócio-BMM[viii], o Gerenciamento de Processos de Negócio-BPM e a Arquitetura Orientada para Serviços-SOA, são tão atraentes que elas elevam o gerenciamento de decisões de negócio ao mesmo status dos serviços ou ativos tecnológicos críticos. Não apenas isso, mas se torna muito mais fácil incorporar modelos de decisões mais cedo em projetos de desenvolvimento de sistemas e de arquitetura organizacional. Novamente, os modelos de decisões (mesmo que incompletos) emergem como um ativo que orienta a arquitetura empresarial e de sistemas para suportar os objetivos de negócio.

Assim, o impacto do gerenciamento e modelagem de decisões nos negócios, e na aplicação da tecnologia de informação aos negócios, é significativo o suficiente para justificar o desenvolvimento de um modelo de maturidade focado nas decisões de negócio, e não nas regras de negócio, chamado Modelo de Maturidade em Decisões de Negócio (BDMM)[ix].

O BDMM e a Maturidade do Processo Decisório


É importante notar que modelos de maturidade endereçam a qualidade da implementação de um processo. Modelos de maturidade não validam a qualidade de uma abordagem de modelagem específica, mas verificam apenas que a mesma é aplicada de forma correta e coerente. Assim, o BDMM não é uma medida da efetividade de uma abordagem específica de modelagem, como o TDM-The Decision Model[x], ou o DMN-Decision Model and Notation[xi], como uma abordagem de modelagem. Ao invés disso, o BDMM é uma medida do processo de Gerenciamento de Decisões de Negócio (BDM). A integração da modelagem de decisões nessa prática, no entanto, eleva o status e a importância das decisões de negócio como um ativo gerenciável que merece seu próprio processo de gerenciamento.

Assim, o BDMM mede a qualidade do processo de Gerenciamento de Decisões de Negócio, onde o objetivo é que um processo de boa qualidade proporcione uma lógica de negócios de alta qualidade por trás das decisões de negócio. Melhorando a qualidade das decisões de negócio, melhoramos o desempenho do negócio em si. Assim sendo, embora o objetivo original do Modelo de Maturidade de Regras-RMM[xii] tenha sido avançar na prática do gerenciamento de regras de negócio, o objetivo do Modelo de Maturidade de Decisões de Negócio-BDMM é iniciar e evoluir a prática do gerenciamento de decisões de negócio. Isso significa avançar na governança das decisões de negócio para aumentar a qualidade e a agilidade das decisões.

O Modelo de Maturidade em Decisões de Negócio


Um resumo diagramático de alto nível do BDMM é mostrado na figura abaixo (traduzido do original). É importante notar que, mesmo que o modelo defina a maturidade do processo de decisão, os títulos para cada nível do BDMM (Não Gerenciado, Visível, Ágil, Alinhado, Preditivo e Autônomo) se referem a qualidades antecipadas para os modelos de decisão criados em cada nível, e não às qualidades do processo.
   


Resumo diagramático do BDMM

Características Únicas do BDMM


O BDMM possui duas características únicas, baseadas nas experiências adquiridas na prática com o RMM. Primeiro, como o RMM, mas único entre os modelos de maturidade, o modelo incorpora um vetor de valor para o negócio, indicando as consequências esperadas em cada nível dentro do modelo. Segundo, o modelo é adaptável para uso com um modelo de maturidade de arquitetura. Assim, se a organização já utiliza um modelo de maturidade de arquitetura, o BDMM pode servir como um complemento para avaliar o alinhamento entre a maturidade do BDM e a maturidade da arquitetura.

 

As Características dos Vetores do BDMM


O BDMM pode ser aplicado em qualquer organização ou projeto, de qualquer tamanho, complexidade, e maturidade. Ele proporciona três vetores para cada nível:

Valor para o Negócio: O vetor do Valor para o Negócio identifica as consequências relevantes para o negócio em um nível particular de maturidade no processo de Gerenciamento de Decisões de Negócio (BDM). Isso é útil ao construir um roteiro para, e pesando os riscos/recompensas de, os investimentos para o desenvolvimento de um dado nível de maturidade. Determinar o nível ótimo para uma dada organização é um importante uso do BDMM. Assim, esse vetor é o ponto de partida para avaliar o nível de maturidade atual ou desejado no BDMM. Ou seja, organizações usam esse vetor para selecionar um nível BDMM objetivo. A partir daí, os outros vetores definem as características e critérios de medição necessários para atingir esse nível. Cada organização pode adaptar um conjunto particular de características e critérios para medir o valor atual para o negócio obtido em um determinado nível de maturidade em relação aos benefícios sugeridos pelo modelo.

Arquitetura do Negócio: O vetor da Arquitetura do Negócio descreve a maturidade do processo de Gerenciamento de Decisões de Negócio (BDM) dentro da Arquitetura do Negócio. Esse vetor pode ser adaptado para alinhar com a prática de arquitetura de negócios da organização. Ele pode usar características básicas para a maturidade da arquitetura, como encontrado em modelos de maturidade da arquitetura. Essas características deveriam, então, ser modificadas especificamente para atender aos propósitos da maturidade das decisões de negócio.

Governança do Negócio: O vetor de Governança do Negócio descreve a maturidade da governança do processo de Gerenciamento de Decisões de Negócio (BDM), e é medido através de características específicas desse vetor. Essas características são um conjunto diferente das características de governança dos modelos de maturidade da arquitetura.

Aplicação do BDMM

Hoje, mais do que nunca, as empresas buscam agilidade, mas sem se descuidar da segurança e do controle. Em mais e mais indústrias, o nível de regulamentação, e as multas derivadas do seu não cumprimento, é cada vez maior. O BDMM proporciona um roteiro que permite às organizações identificar qual o seu nível atual de maturidade no gerenciamento de suas decisões e determinar qual o nível necessário para a empresa.

O BDMM mede a qualidade do processo de Gerenciamento de Decisões de Negócio, o que permite entregar uma lógica de decisão de alta qualidade para suportar as decisões operacionais da organização. Melhorar a qualidade das decisões de negócio melhora o desempenho da própria organização. Desta forma, melhorar o processo de gerenciamento de decisões de negócios melhora o próprio negócio.

É necessário destacar que, embora altamente recomendado e, em alguns casos, desejado, a utilização de ferramentas específicas de software não é pré-condição para que a organização inicie uma avaliação de seu nível atual de maturidade em decisões de negócio, e para a determinação do nível almejado e desejado de maturidade. Crescer através dos diversos níveis de maturidade exige ações e iniciativas em diversas áreas da organização, desde o reconhecimento da importância das decisões para o desempenho da empresa, passando pela qualificação de gestores e profissionais para a modelagem de decisões, até o ajuste de mecanismos de governança, avaliação de desempenho e, mesmo, de remuneração, para alinhar as diversas disciplinas com esta nova abordagem. Nos níveis mais elevados, processos e sistemas devem ser adaptados e evoluídos para se tornarem conscientes das decisões de negócio.

O Gerenciamento de Decisões de Negócio é uma disciplina nova, mas que vem ganhando atração, interesse e reconhecimento rapidamente. Seu impacto na forma como a organização aborda seus problemas de conformidade, agilidade, precisão e governança são significativos, bem como os ganhos na rapidez em iniciativas de melhoria de processos e de sistemas. Ao tornar o conhecimento tácito organizacional presente nas decisões de negócio em conhecimento explícito, claro, gerenciável e passível de evolução, o Gerenciamento de Decisões de Negócio tem o potencial para mudar completamente a forma como encaramos os desafios de um mercado e um mundo em constante mudança.


[i] GUIDE Business Rules Project, Final Report, 11/95, www.businessrulesgroup.org/brgactv.htm , acessado em 07/07/2016
[ii] ROSS, Ronald G., The Business Rule Book (First Edition), 1994 
[iii] VON HALLE, Barbara, Business Rules Applied. Wiley, 2001
[iv] ROSS, Ronald G., Principles Of Business Rule Approach,  Aw Professional, 2003
[v] DEBEVOISE, Tom, Business Process Management with a Business Rule Approach, Business Knowledge Architects, 2005
[vi] VON HALLE, Barbara =, GOLDBERG, Larry, The Decision Model: A Business Logic Framework Linking Business and Technology , Auerbach Publications/Taylor and Francis LLC, 2009
[vii] Joining the Dots – Decision Making in a New Era, AICPA and CIMA, www.cgma.org/Resources/Pages/Joiningthedots, acessado em 07/07/2016
[viii] Business Motivation Model, versão 1.3, Object Management Group, www.omg.org/spec/BMM/1.3/, acessado em 07/07/2016
[ix] Business Decision Maturity Model, KPIUSA, www.kpiusa.com/index.php/The-Decision-Model/business-decision-maturity-model-bdmm , acessado em 07/07/2016
[x] The Decision Model, SapiensDecision, www.sapiensdecision.com/approach/the-decision-model/ , acessado em 07/07/2016
[xi] Decision Model and Notation, versão 1.1, Object Management Group, www.omg.org/spec/DMN/1.1/PDF/, acessado em 07/07/2016
[xii] Introducing a Cornerstone of the Business Rules Approach: The Rule Maturity Model, BPMInstitute, www.bpminstitute.org/resources/articles/introducing-cornerstone-business-rules-approach-rule-maturity-model, acessado em 07/07/2016 

Antonio Plais
Voltar

Comentários