Pular para o conteúdo principal

Descrevendo a Catedral de Milão

Descrevendo a Catedral de Milão
O uso de representações descritivas.
No artigo anterior, vimos que no momento de construirmos algo precisamos considerar a ordenação e a disposição. Ou seja, devemos ter claro, além de como as partes funcionam separadamente e unidas formando o todo, como tudo isso será organizado para que os objetivos pretendidos sejam alcançados com qualidade.

Minha questão para esse artigo é: como fazer isso?

Imagine, por exemplo, que desejemos construir um castelinho de blocos de madeira como esse abaixo.

 

Você deve concordar comigo que, nesse caso, podemos criar o projeto em nossa mente e irmos colocando bloco sobre bloco. Caso, após a colocação de alguns blocos, percebamos que a construção não está como imaginávamos, podemos, sem grande esforço, rearrumar os blocos.

É claro que o mesmo não ocorre de forma tão simples na arquitetura civil. Qualquer pessoa que já tenha feito uma obra em casa, por menor que tenha sido, sabe das consequências, muitas vezes avassaladoras, de uma modificação durante o andamento da obra.

Justamente por conta dessa dificuldade é que, quanto mais complexa a obra, mais necessário é o planejamento! Esse planejamento pode ser feito por meio de representações descritivas do objeto a ser criado. Tais representações devem descrever o objeto de forma a orientar a criação deste. Em construção civil, utilizamos plantas para elaborarmos essas representações descritivas.


Figura. Representações descritivas da Catedral de Milão

De acordo com a especificidade da obra, podemos criar diversas plantas que descreverão aspectos distintos do objeto, apresentando perspectivas variadas e úteis para cada tipo de profissional. Por exemplo, o interesse do eletricista não é o mesmo do bombeiro hidráulico que, por sua vez, será diferente do interesse do cliente. Por isso, eles precisarão de plantas diferentes como essas:


Então, como já virou rotina em meus artigos, fazendo uma analogia com o ambiente corporativo, pergunto:

A instituição na qual você trabalha é um organismo simples ou complexo?

Ela possui representações descritivas?
Voltar

Comentários