Pular para o conteúdo principal

FACIN e o Modelo de Responsabilidade Organizacional – Parte 1

A partir dessa semana abordaremos o alinhamento da Visão Negócios do FACIN com o Modelo de Responsabilidade Organizacional, iniciativas voltadas para a melhoria da gestão e governança nas organizações públicas.

Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no apoio à Governança - FACIN se propõe a ser o padrão de referência para apoio à governança, propiciando a oferta de serviços eletrônicos interoperáveis e viabilizando a simplificação, a agilidade e a efetividade entre os governos e destes com os cidadãos, organizações e empresas.

O FACIN se sustenta no uso de boas práticas, atuais e inovadoras, baseadas no conceito de arquitetura corporativa, de forma a reforçar a visão consistente de cada organização governamental como um sistema integrado.

O Framework de Modelo de Conteúdo do FACIN é formado por visões que abrangem todo o ambiente corporativo, como apresentado na figura 1.

Figura 1 – Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no apoio à Governança – FACIN 

Esta visão sistêmica permite que o framework seja utilizado como referencial, de forma a prover uma estrutura que atenda a necessidade de integração entre essas organizações e que possa alavancar a governança pública, ambas metas pretendidas pelos programas de Governo Eletrônico Brasileiro (e-Gov) e pela Estratégia de Governança Digital (EGD). 

Modelo de Responsabilidade Organizacional se apresenta também como uma dessas iniciativas, tendo como ênfase os problemas relacionados à gestão por resultados visando à melhoria dos serviços públicos prestados.

Figura 2 – Modelo de Responsabilidade Organizacional 

O modelo está em consonância com o FACIN, principalmente em relação à visão de Negócios que:
“Descreve a estrutura da arquitetura de negócios da organização contendo seus produtos, serviços, recursos humanos, clientes, processos e regras necessárias a sua execução.”
O quadro a seguir descreve a estrutura da visão de negócios do FACIN:

Figura 3 – Estrutura da Visão de Negócios do FACIN

O alinhamento entre o FACIN e o Modelo de Responsabilidade Organizacional destaca a interoperabilidade, que pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversas organizações trabalharem em conjunto de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

No próximo artigo abordaremos a estrutura Capacidade de Negócios da Visão Negócios do FACIN.

Voltar

Comentários