Pular para o conteúdo principal

Processos de Governança


Ao se propor um Modelo de Governança é interessante lembrar que para a manutenção e evolução dos níveis de maturidade das diversas dimensões que compõem o modelo proposto é necessário que se estruture processos próprios capazes de endereçar um ciclo evolutivo ao Sistema de Governança Corporativa - SGC.

Os processos de governança deverão ser capazes de realizar o levantamento das práticas e padrões existentes na organização, bem como o acompanhamento dos níveis de maturidade de governança em cada dimensão proposta, através de uma metodologia, indicadores e metas pré-estabelecidas.

A partir dos dados coletados deve-se entender a situação atual da organização com relação ao seu grau de maturidade, o histórico associado e as características de cada um dos problemas encontrados.

O próximo passo seria a análise das causas relacionadas aos problemas levantados e os entraves para a estabilização e/ou evolução do SGC.

Deve-se, então, realizar um plano de intervenção através de projetos que de forma integrada possam manter o SGC dentro do seu programa de evolução. Tais projetos devem ser acompanhados e seus resultados mensurados em relação aos seus objetivos e efeitos secundários.

A manutenção de registros em relação aos processos de governança é muito importante, para que erros possam ser evitados no futuro e para que se mantenha um histórico da evolução do SGC.

Esse modelo de acompanhamento e evolução parece familiar? Sim, é simplesmente o método PDCA aplicado em benefício do SGC.


Até a próxima!
Voltar

Comentários