Pular para o conteúdo principal

Contextos de dados em uma instância XBRL

Continuando a descrição do processo de criação de uma instância XBRL, neste artigo vamos tratar de um elemento da especificação XBRL responsável por estabelecer um ou mais contextos aos quais os dados de uma instância XBRL dizem respeito. Para declarar um contexto basta utilizar a tag context, sendo que é preciso informar:
  • a entidade que está reportando os dados contidos na instância (através da tag identifier)
  • o período ao qual o relatório diz respeito (através da tag period)
  • opcionalmente deve ser informada a dimensão à qual o contexto se refere (através da tag segment), que é o caso dos quadros orçamentários da Declaração de Contas Anuais (DCA)
No caso das dimensões, elas servem para definir quais fatos (elementos financeiros) podem ser compreendidos sob aquela dimensão.


Para exemplificar, vamos analisar um contexto de exemplo que contém duas dimensões, para dados de Despesas Pagas na Função 24 pelo Governo Federal:


<xbrli:context id="C0004">
  <xbrli:entity>
    <xbrli:identifier scheme="http://siconfi.tesouro.gov.br">

      Governo Federal
    </xbrli:identifier>
    <xbrli:segment>
      <xbrldi:explicitMember dimension="siconfi-dim:ExecucaoDaDespesaAxis">

        siconfi-dim:DespesasPagasMember
      </xbrldi:explicitMember>
      <xbrldi:explicitMember dimension="siconfi-dim:FuncaoAxis">

        siconfi-dim:FU24Member
      </xbrldi:explicitMember>
    </xbrli:segment>
  </xbrli:entity>
  <xbrli:period>
    <xbrli:startDate>2014-01-01</xbrli:startDate>
    <xbrli:endDate>2014-12-31</xbrli:endDate>
  </xbrli:period>
</xbrli:context>


Neste exemplo, o contexto recebeu como identificador (id) o valor C0004, o qual deverá ser informado em cada dado incluído na instância, que esteja sob este contexto.


A tag entity serve para descrever detalhes da entidade que está declarando as informações, e é nesta tag que aparece a tag identifier, a qual indica que se trata do Governo Federal. Além disso, de forma mais específica, este contexto diz respeito às Despesas Pagas (conforme o valor siconfi-dim:DespesasPagasMember na primeira tag segment), e à Função 24 (conforme o valor siconfi-dim:FU24Member na segunda tag segment).



Ao final, a declaração do contexto explicita o período ao qual diz respeito o relatório, que vai de 1 de janeiro de 2014 (tag startDate) à 31 de dezembro de 2014 (tag endDate).



Em um próximo artigo abordaremos a declaração das informações propriamente ditas, as quais sempre deverão fazer referência a algum contexto previamente declarado.
Voltar

Comentários