Pular para o conteúdo principal

Está saindo do forno a primeira taxonomia XBRL de governo

Nos dias 1 e 2 de setembro ocorreu a 2ª Reunião de 2014 do Grupo Técnico de Sistematização de Informações Contábeis e Fiscais (GTSIS) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Nesta reunião foi apresentada a arquitetura da taxonomia XBRL que será utilizada no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI). O uso do padrão XBRL neste sistema permitirá que os órgãos que dispõem de sistemas informatizados possam entregas as informações contábeis e financeiras de forma automática e padronizada, agilizando bastante o processo de prestação de contas. A expectativa é que a primeira versão da taxonomia seja divulgada ainda neste mês de setembro.

Além da apresentação da arquitetura da taxonomia, também ocorreram outras palestras:
  • Foi explicado como que os diversos conceitos da contabilidade podem ser expressos como o padrão XBRL
  • Foram mostradas instruções sobre o preenchimento dos formulários e planilhas, que estão disponíveis para aqueles órgãos que não pretendem fazer a entrega com XBRL
  • Houve explanação sobre as funcionalidades do SICONFI que já se encontram disponíveis, e sobre aquelas que estão planejadas para 2015
Todas as apresentações realizadas podem ser obtidas nesta página do Portal Siconfi.

Assim que a taxonomia XBRL estiver disponível no Portal Siconfi, realizaremos novas publicações aqui no blog da Comunidade Áreas de Integração tratando sobre este assunto. Por enquanto, convidamos você a ler uma matéria sobre o Siconfi que foi capa da Revista Tema, A Revista do Serpro, na edição 224 (maio/junho de 2014), que está disponível on-line neste endereço.
Voltar

Comentários