Pular para o conteúdo principal

A dinâmica dos processos



"Coração das Trevas" é a obra mais conhecida do escritor Joseph Conrad, e trata da incrível jornada de Charles Marlow ao transportar marfim pelo rio Congo e tentar devolver o comerciante Kurtz à civilização. Semi-autobiográfico, o livro inspirou o cineasta Francis Ford Coppola a dirigir seu famoso "Apocalypse Now", que transporta parte das ações - e as mesmas questões psicológicas e morais - para a guerra do Vietnã. No filme Marlow torna-se Willard e sua missão é encontrar e eliminar o coronel Kurtz, militar antes exemplar mas que parece estar travando batalhas segundo suas próprias leis, à frente de uma legião de combatentes nas selvas do Camboja.

Em 1991, Fax Bahr, George Hickenlooper e Eleanor Coppola lançaram um documentário fantástico chamado "Corações das Trevas", com o subtítulo "Apocalipse de um Cineasta". Vi o filme há mais de quinze anos, mas sua narrativa é perfeita para ilustrar o que ocorre com nossos processos diários de trabalho.




A história toda se passa nos bastidores da filmagem de "Apocalipse Now": correndo o risco de ser traído pela memória, arrisco a dizer que sua filmagem ocorreu nas Filipinas e envolvia uma complicada logística de execução no tempo combinado com o estúdio, cumprindo o orçamento acertado. Coppola tinha a ideia básica - adaptar o Congo ocupado pela Bélgica de Conrad para o Vietnã invadido pelos EUA -, mas a parte final do roteiro ainda não estava completa. Marlon Brando havia finalmente aceito o papel de Kurtz, e combinara de se juntar à equipe no meio das filmagens, com o compromisso de emagrecer a fim de dar credibilidade ao atlético coronel.

Para encurtar nossa conversa, as coisas não saíram exatamente como o previsto: após as primeiras tomadas com Harvey Keitel no papel de Willard, Coppola convenceu-se de que precisava de outro astro para viver o protagonista - e dispensou Keitel, contratando Martin Sheen. Quando o filme estava pela metade, Sheen sofreu um infarto quase fatal, o que deixou o diretor ansioso quanto à necessidade de novas mudanças no elenco. Felizmente, o ator se recuperou - mas a produção foi atrasada enquanto Sheen se tratava.

Furacões que atacaram as Filipinas arruinaram o set de filmagens, causando novos atrasos e rombos no orçamento. Enquanto o que havia sido destruído era refeito, a força aérea filipina entrara em combate e passara a requerer os helicópteros usados nas filmagens por boa parte do tempo em que a equipe deles necessitava.

Marlon Brando apareceu, enfim, nas locações do filme - mas, ao contrário do combinado, havia engordado ainda mais! Além disso, não havia decorado suas falas e disse ao diretor que queria reescrever sua participação a partir de algumas ideias que havia tido. O caos parecia instalado.

Coppola não desanimou: apesar do risco de perda do protagonista, da necessidade de fazer enquadramentos especiais em Marlon Brando que não mostrassem sua obesa figura, da reconstrução do set de filmagens, dos custos estourados e dos vários atrasos, criou a partir da realidade que tinha um roteiro ainda mais fantástico e sensacional, resultando naquele que é ainda hoje considerado um dos maiores filmes de todos os tempos. Quando foi lançado no Festival de Cannes de 1979, "Apocalipse Now" ganhou a Palma de Ouro e recuperou, em pouco tempo de exibição, todo o investimento que havia sido feito.

Talvez nossos processos reais não se comportem em tal extremo; porém, é certo que também não se comportam tal qual uma engessada documentação de projeto pode sugerir - escopo fixo, recursos sempre bem determinados, prazos cumpridos à risca, etc. É fundamental termos nosso objetivo bem definido - ainda que ele possa sofrer mudanças de acordo com o contexto. Nosso "ator não pode aparecer de corpo inteiro"? - ok, vamos criar uma iluminação e um enquadramento que reforcem a qualidade dos diálogos. Mas, de uma forma ou de outra, precisamos rodar o filme vencedor, que irá arrecadar "o dobro do que foi investido". Boa parte de nossos esforços como gestores deve se concentrar em descobrir soluções e métodos que permitam alta flexibilidade e amparo à tomada de decisão.

O retorno é gratificante. 


Voltar

Comentários