Olá
leitores da Comunidade Áreas de Integração!
No
primeiro artigo dessa série, que trata de Arquitetura Corporativa e
Interoperabilidade, foi proposto um Modelo
de Conteúdo para Arquitetura Corporativa,
seguido de uma abordagem sobre a relação entre Arquitetura
Corporativa, Arquitetura Orientada a Serviços e Interoperabilidade.
Os artigos seguintes detalharam as
camadas de Negócios,
Estratégia,
Projetos
e Processos,
propostas
para o Modelo de Conteúdo. Neste
artigo abordaremos a Camada de Tecnologia
da Informação, uma subdivisão do
agrupamento de Recursos Organizacionais.
A
Camada de Tecnologia da Informação organiza o conjunto de todas as
soluções providas por recursos de computação que visam permitir a
produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso e
intercâmbio das informações. Esta camada, por sua vez, se
subdivide em 3 conjuntos:
(1)
Sistemas
de Informação:
Trata
do conjunto
de elementos lógicos que interagem entre si para processar e
disseminar a informação de forma adequada. Conforme
proposto no Modelo de Conteúdo, estes elementos estão
organizados
em 3 subconjuntos:
(1.1)
Acesso
e apresentação:
relaciona
os dispositivos, serviços e canais
de acesso
(navegador web, PDA, SMS, etc) que permitem aos clientes solicitar
serviços e os dispositivos, serviços e canais
de entrega
(navegador web, SMS, e-mail, Web
Service,
correio
postal, etc …) que a organização pode usar para oferecer serviços
para o cliente após um pedido ser recebido.
A
imagem a seguir retrata o relacionamento entre os canais de acesso e
entrega durante uma interação típica com um sistema corporativo em
uma organização governamental.
Nessa
situação, o cliente
acessa
um Portal por meio de seu web browser (1 e 2). O Portal invoca o
serviço (3) e uma resposta é enviada para o cliente de forma
síncrona por meio do mesmo web browser acompanhado por uma
notificação SMS por meio do Gateway SMS para o seu celular (4, 5 e
6).
(1.2)
Aplicações:
A camada de aplicações relaciona as aplicações
de infraestrutura
(serviços
Web, SGBDs, serviços de arquivamento, serviços de telefonia, etc)
e
aplicações
de negócios
(Soluções
de Colaboração,
Gestão de Conhecimento, ECM,
ERP,
BPMS, etc) necessárias
à execução dos processos nas unidades da organização. Os
aplicativos desenvolvidos e executados pelas unidades baseados no uso
de componentes reutilizáveis otimizam esforços em integrar os
componentes definidos na arquitetura de referência.
(1.3)
Dados:
A
camada de Dados do Modelo de Conteúdo da Arquitetura Corporativa,
foca no gerenciamento dos dados que suportam as necessidades e
requisitos das camadas de Aplicações e Processos.
A camada de Dados também busca resolver problemas causados pelo
desenvolvimento de sistemas baseados em silos, onde cada aplicativo
mantém uma cópia dos dados e regras de processo sob medida para
atender às necessidades locais de determinadas áreas. Resolver
estas questões é fundamental para a prestação de serviços
corporativos integrados, busca pela melhoria contínua e adaptação
dos serviços em conformidade com as mudanças políticas que
ocorrerem nas organizações governamentais. Entretanto, detalhar
esta camada neste momento tornaria o artigo extremamente
extenso.
Futuramente
poderemos abordá-la em maiores detalhes. Por
ora, relacionaremos
os
5 componentes chave requisitos
para a definição
de dados comuns a
serem selecionados
e destacados
no Modelo de Conteúdo:
- Metadados, gestão dos metadados e Modelo de Dados Corporativos: aplica regras, contexto e conhecimento de domínio de operações de negócios para as atividades de gerenciamento de metadados.
- Troca e acesso a dados: núcleo do gerenciamento e funções de intercâmbio de dados que suporta os requisitos corporativos interáreas para fornecimento e uso padronizado de dados de Negócios e Operacionais autoritativos.
- Armazenamento e persistência de dados: potencializa o armazenamento e a estrutura de dados para fornecer armazenamento de dados comuns, de forma compartilhada atuando como a principal forma de integração entre os processos eletrônicos, aplicações e serviços de negócios.
- Extração, transformação e carga de dados: reúne, transforma e promove a carga de dados para os repositórios da camada de Dados.
- Gerenciamento dos dados: Gerencia, mantém e recupera dados armazenados na camada de Dados.
(2)
Integração:
A camada de integração aborda a interconexão de todas as camadas
do Modelo de Conteúdo da Arquitetura Corporativa. Os princípios
seguidos são os
de uma
Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). SOA define o uso de serviços
para apoiar as necessidades de desenvolvimento de software. Seu
objetivo é alcançar o baixo acoplamento entre agentes de software.
Um serviço é uma unidade de trabalho realizada por um prestador de
serviços (software) para alcançar resultados finais desejados para
um consumidor de serviço. Estes serviços são unidos ou
"orquestrados" para permitir que os usuários finais
realizem eventos de trabalho padronizados. Isso automatiza o sistema
e permite a interação focada no atendimento ao cliente final, em
vez de exigir uma compreensão detalhada dos sistemas que realmente
realizam a tarefa. A Camada de Integração discute três temas
principais:
- Coreografia de Serviços: define como os serviços intra e inter unidades serão compostos (regras de processos de negócios, monitoramento e gestão)
- Bus Service: define a infraestrutura para integração de serviços e de aplicação (serviços web, mensagens, roteamento, operações, transformação, etc .)
- Adaptadores: descreve os conectores necessários para permitir a interoperabilidade entre back-ends heterogêneos
Uma
representação gráfica dos componentes
citados até aqui é visualizada
a seguir. A figura mostra que quanto mais abaixo da pilha
arquitetural um serviço reside, mais agnóstico deve ser o canal,
ou seja, os dados devem ser mantidos em um formato que seja
disponibilizado a qualquer canal sem restringir a sua exibição em
qualquer dispositivo ou aplicação de apresentação. Por outro
lado, quanto mais acima da pilha arquitetural, mais é exigido um
canal específico uma vez que os dispositivos de
acesso estão
em interação direta com a camada.
(3)
Infraestrutura
Tecnológica:
Essa
camada
contém os componentes da plataforma base (sistema e hardware de rede
e sistemas operacionais) que permitem o funcionamento adequado de
todas as outras camadas do Modelo,
no que se refere ao uso de
Tecnologia da Informação e
Comunicação.
A camada de infraestrutura tecnológica consiste em duas áreas:
A camada de infraestrutura tecnológica consiste em duas áreas:
- Componente de rede: O componente de rede refere-se a conectividade específica e limites de segurança para comunicações internas e externas (LAN, WAN, gateways, redes de voz, acesso móvel, etc ..). É baseado em componentes padronizados que podem ser reutilizados e aplicados em diferentes unidades da organização, ou mesmo entre organizações diferentes.
- Componente da plataforma: define o conjunto de padrões tecnológicos que permitem que aplicativos de software e dispositivos de hardware executem e operem como uma unidade ou ambiente de gerenciamento interconectado (servidores, dispositivos, periféricos, armazenamento, etc ..). Um componente da plataforma refere-se a uma configuração específica de hardware e sistemas operacionais e inclui outros softwares, de suporte do sistema, necessários para o desenvolvimento e operação de Estações de Trabalho e dispositivos móveis como Notebooks, Tablets, Smartphones e telefones celulares.
A
padronização de tecnologias interoperáveis e tipos de produtos é
recomendada, permitindo:
- Um modelo de suporte reduzido
- Melhoria no conhecimento dos produtos
- Custos de integração e desenvolvimento reduzido e aumento na velocidade de implementação
- A retenção de competências
No
próximo artigo continuaremos abordando o agrupamento de Recursos Organizacionais, tratando da Camada de Infraestrutura Física.
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