Ajude na construção do Aplicativo que revolucionará a forma como os servidores públicos receberão feedback do serviço prestado à sociedade
Já ouviu falar da série "Servidores que inspiram" que o Cetem publica periodicamente no blog CetemIdeias?! É uma série que busca valorizar os servidores que possuem uma história de vida que inspira outros servidores.
A série faz parte de um conjunto de iniciativas que busca valorizar o servidor público. E o Aplicativo PopGov faz parte deste conjunto de iniciativas.
O
trabalho é mediador de integração social, seja por seu valor econômico que
propicia a subsistência, seja pelo valor simbólico, intervindo na constituição
dos modos de vida, com a presença cotidiana e as relações sociais. É através
dele que as pessoas realizam projetos de vida e sonhos. É nele ainda que as
pessoas concentram seus esforços e objetivam suas capacidades e competências
inerentes e adquiridas, ao longo de suas vidas. Através do trabalho, as pessoas
esperam poder experimentar a sensação de que contribuem para a consecução de
objetivos sociais e pessoais e de que se está aprimorando como profissional e
pessoa.
Diversos
estudos relacionam Depressão e a profissão dos agentes públicos. Ser um
servidor público deixou de ser uma profissão honrosa e passou a ser vinculada a
não fazer nada e ter uma vida estável. Os próprios anúncios de concursos atraem
a atenção da sociedade para este fato (Veja Aqui).
Se
de um lado a sociedade os enxerga com maus olhos do outro o próprio servidor não
encontra estímulos para prestar um serviço público de qualidade, pois são
poucas as instituições que possuem ações de recompensa pelo bom trabalho e
reconhecimento.
O
tema é complexo, mas é possível criar um mecanismo de reconhecimento que saia
dos padrões de métricas de desempenho. O que vale a pena medir no caso dos
serviços públicos prestados é a satisfação do cidadão. Atualmente se o cidadão
pretende elogiar um agente público ele deve reportar-se ao canal de ouvidoria
do órgão, que em suma é um canal conhecido para denúncias e reclamações e mesmo
quando recebe elogio do servidor não torna público.
Nossa
ideia é tornar público os bons exemplos de excelência no atendimento, pois
acreditamos que assim o agente sente-se valorizado e os demais motivados a
fazer o mesmo.
Estou escrevendo este projeto e estou na fase de confecção do "Mapa de Empatia", que nada mais é do que uma entrevista que me permitirá ver as reais questões envolvidas na questão do reconhecimento do serviço prestado por um servidor público ao cidadão.
É simples e rápido e no final das contas quem ganhará com a solução é a sociedade que passará a reconhecer os bons exemplos dentro do serviço público.
Para responder basta clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/1MdSoNXhSxuZEbcdwVRnHKnTKS1Ol1hB1DvWdkvA2NSw/viewform
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