Pular para o conteúdo principal

Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (MGB)


O momento presente assiste ao estabelecimento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE-Brasil), instituída no âmbito do Poder Executivo Federal,  através do Decreto Lei nº 6.666 de 27 de novembro de 2008.

Trata-se de uma iniciativa para ordenar a geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, divulgação e uso dos dados geoespaciais - aqueles que se distinguem pela componente espacial, que associa cada entidade ou fenômeno a uma localização na Terra.

Dentre os diversos componentes de uma infraestrutura desta natureza, os metadados - normalmente definidos como “informações que descrevem os dados” - de informações geoespaciais são elementos centrais à dinâmica de todo este processo, conforme definido no Art. 2º do referido decreto: “conjunto de informações descritivas sobre os dados, incluindo as características de seu levantamento, produção, qualidade e estrutura de armazenamento, essenciais para promover a sua documentação, integração e disponibilização, bem como possibilitar sua busca e exploração”.

Diagrama UML das Seções de Metadados do Perfil MGB 


Em virtude do grande número de instituições que, na atualidade, estão envolvidas na cadeia de produção e distribuição de dados geoespaciais, é necessário a aderência a um conjunto de normas e padrões comuns que irão garantir a interoperabilidade entre sistemas diversos, facilitando o compartilhamento dos dados entre as diferentes instituições e organizações. Para isso, é necessário a existência de padrões de metadados consolidados e estruturados, com seções específicas visando:

  • Identificar o produtor e a responsabilidade técnica de produção;
  • Padronizar a terminologia utilizada;
  • Garantir a transferência de dados;
  • Viabilizar a integração de informações;
  • Identificar a qualidade da informação geográfica e subsidiar a análise do usuário quanto à adequação a suas aplicações;
  • Garantir os requisitos mínimos de divulgação e uso dos dados geoespaciais.


Um perfil de metadados contém um conjunto básico e necessário de elementos que retrate as características dos produtos geoespaciais de uma determinada comunidade e garanta sua identificação, avaliação e utilização consistente.
Para elaboração do Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil - Perfil MGB, foram analisados os seguintes perfis, também baseados no padrão ISO 19115:


  • MIG – Metadados de Informação Geográfica (Portugal)
  • NEM – Núcleo Espanhol de Metadados (Espanha)
  • NAP – North American Profile (EUA/Canadá);
  • LAMP – Latin American Metadata Profile (proposto para América Latina); e
  • Perfil Basico de Metadatos IDEP (Peru).
Conheça mais sobre o Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil aqui.

Voltar

Comentários