De
certo que é de interesse público a disseminação de práticas que
buscam a implantação de ações e políticas de Governança de TI,
que possibilitem ações de forma coordenada e alinhadas ao
planejamento estratégico do governo executivo, seja este Federal,
Estadual ou Municipal.
A
expansão do uso da Tecnologia da Informação e o alto impacto de
sua evolução nas formas de gerir antigos e novos serviços públicos
demandam um alto nível de investimentos em infraestrutura
tecnológica, sistemas de informação, pessoas e na organização da
gestão de TI, para otimizar a prestação dos serviços públicos,
seja agilizando os fluxos de informação para tomada de decisões,
seja para inovar na prestação de serviços ao cidadão.
A
proposta da Governança de TI é alinhar a TI ao negócio, por meio
de um conjunto de práticas e padrões que possibilite avaliar opções
estratégicas e estabelecer o melhor direcionamento dos objetivos da
TI, de forma a minimizar riscos, otimizar recursos, ampliar o
desempenho e reduzir custos.
Mas
para que haja sucesso na implantação desta governança é
fundamental que exista uma boa comunicação na organização. Os
gestores devem buscar conscientizar os demais colaboradores e
instrumentaliza-los, de modo, que todos tenham clareza e entendimento
dos seus papéis e da expectativa da organização e de seus pares.
Buscando inspirar e cultivar o engajamento e comprometimento
necessário a implementação das ações planejadas.
Ou
seja, devemos:
- BUSCAR COMUNICAR claramente a expectativa da organização com as ações estabelecidas no planejamento, principalmente as que visam melhor qualificar o profissional colaborador.
- PROVER um ambiente adequado para os colaboradores executarem suas tarefas;
A
comunicação deve ser exercitada o quanto antes na implantação da
governança, pois quanto antes envolvermos os profissionais mais
próximos de uma realidade colaborativa estaremos.
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