Pular para o conteúdo principal

3° RedeseGov e o debate sobre Mídias Sociais como recurso para o governo eletrônico: onde estamos e onde podemos chegar

Marcelo Veloso da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais falou sobre mídias sociais como recurso para o governo eletrônico no dia 29 de Abril no 3° RedeseGov, evento organizado pelo Cetem em Brasília. 

O objetivo da sua apresentação foi apontar uma avaliação do estágio atual da utilização das mídias sociais pela administração pública brasileira e algumas possibilidades de serviços a serem desenvolvidos a partir dessas plataformas, com estímulo à interação e à discussão dos problemas enfrentados pelo cidadão.

Marcelo apresentou dados do panorama atual do Brasil em relação ao uso das redes sociais. Twitter, Facebook e Youtube estão entre as plataformas onde o uso brasileiro só perde para os Estados Unidos, fazendo do Brasil uma potência na utilização das redes sociais.

O palestrante pontuou algumas questões importantes, como:
  • O que é uma mídia social?
Segundo Jacka e Scott, 2011 mídia social é conjunto de tecnologias de difusão baseadas na Web que permitem a democratização do conteúdo, dando às pessoas a capacidade de emergir de consumidores de conteúdo para editores. 
  • O que é Governo Eletrônico ?

Segundo Zweers & Planqué, 2001 o Governo eletrônico é um conceito emergente e que objetiva fornecer ou disponibilizar informações, serviços e produtos, através de meio eletrônico/digital, a partir ou através de órgãos públicos, a qualquer momento, local e cidadão, de modo a agregar valor a todos os envolvidos com a esfera pública.
  • O que o Governo Eletrônico tem a ver com isso ?
O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais
  • Pesquisa:
Marcelo Veloso apresentou sua avaliação do uso das mídias sociais como recurso para ações de governo eletrônico e utilizou como plataforma o facebook. A característica avaliada foi a prestação de informações ao cidadão.

A pergunta padrão que fez para todas as instituições foi: "Gostaria de saber como faço para trabalhar na Secretaria (Ministério) de Saúde do (Município/Estado)?"

Os resultados da pesquisa encontram-se Aqui
  • Casos de Sucesso:

Sua palestra foi muito bem avaliada pelos participantes e o panorama compartilhado por ele de suma importância para a abertura aos trabalhos do evento.


Clique Aqui para saber mais sobre o que aconteceu no 3° Redes-egov

  • Mais sobre o palestrante
Marcelo Veloso é Profissional MBA em Gestão de Segurança da Informação pela Universidade FUMEC, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade PUC-Minas, com 19 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na área de infraestrutura de TIC. Especialista em tecnologias Microsoft, possuindo as certificações Cloud Computing Foundation, Certified Integrator Secure Cloud Services, ISO 27002 Information Security Foundation, ISO 20000 IT Service Management Foundation, ITIL Foundation, MCSA, MCITP, MCTS, MCDST e MCP. Atualmente é Assessor da Superintendência Central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, coordenando projetos de Governança Eletrônica e Segurança da Informação..

Para saber mais sobre a apresentação de Marcelo Veloso Clique Aqui




Dia 18 de Agosto o Cetem organizará mais um evento sobre Comunicação Digital no Setor Público em Florianópolis. Confira a programação Aqui


Voltar

Comentários