A organização como um
todo seja pública ou privada necessita ter conhecimento dos
objetivos que quer alcançar e da estratégia estabelecida para
alcançar estes objetivos. Otimizar essa comunicação entre os
tomadores de decisão e os gerentes de tecnologia que operacionalizam
as atividades da organização é um caminho salutar e desejável
para manter o alinhamento entre as áreas de negócio e as áreas de
tecnologia da informação. Um dos instrumentos que possibilitam essa
otimização é o Information Technology Balanced
Scorecard (IT BSC),
que é derivado e adaptado do BSC tradicional.
O
IT BSC é um instrumento que
possibilita promover a sinergia entre as áreas da organização.
Propicia ao board da organização uma
visão ampla do impacto da Tecnologia da Informação nos seus
objetivos estratégicos alinhado as ações operacionais da
organização.
Com o IT BSC propõe uma
visão em quatro perspectivas, estas perspectivas buscam
responder alguns aspectos relevantes quanto ao desempenho da TI em
relação aos objetivos da organização:
- Contribuições para o negócio: Como garantir que a TI entrega valor para o negócio?
- Orientação ao cliente (usuário): Como a contribuição da TI é percebida pela as áreas de negócio?
- Excelência operacional e orientação ao futuro: Como elevar e o nível de eficiência e efetividade dos processos de TI?
- Orientação ao Futuro: Como garantir a melhoria futura?
A modelagem do IT BSC em
tese ocorre em 4 fases: Definição da arquitetura do programa de
medição, inter-relacionamento de objetivos estratégicos,
elaboração dos indicadores e elaboração do plano de implantação.
Mas nem tudo são flores,
existem premissas e desafios a serem superados no estabelecimento do
IT BSC, principalmente na administração pública, tais como: a
existência de um planejamento estratégico, o comprometimento e
empenho do board da organização na iniciativa, entre outras.
De certo, existe muito o
que falar sobre IT BSC, suas interfaces e desdobramentos, mas fica a
dica quanto a importância deste instrumento para o alinhamento dos
objetivos da TI ao negócio e na conquista/manutenção do
comprometimento da gestão e equipes da organização.
Referências:
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